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Na lição de Norberto Bobbio, a democracia é o governo do poder visível. A publicidade, um dos
princípios fundamentais do Estado constitucional clássico, oferece à opinião pública visibilidade,
cognoscibilidade, acessibilidade e, portanto, controlabilidade dos atos praticados por aqueles que
detêm o poder. Entretanto, no mundo globalizado, pós-keynesiano, o problema da opacidade do poder
reaparece sob novas feições. Agora "a classe política exerce o poder não mais apenas através das
formas tradicionais da lei" e "o governo da economia pertence em grande parte à esfera do poder
invisível, na medida em que se subtrai (se não formalmente, ao menos substancialmente) ao controle
democrático e ao controle jurisdicional".l É nesse contexto que nasce o debate acerca dos
programas de compliance, como instrumentos para aumentar a transparência e diminuir, ainda que
indiretamente, o déficit democrático em algumas áreas nas quais a atuação do Estado é
mais opaca e ineficiente, tais como a prevenção e o combate à corrupção sistêmica e, de modo
geral, o incremento da efetividade das políticas públicas.
Como já assinalado em outro trabalho, há inúmeros desafios para a implementação de programas de conformidade robustos, que façam jus às promessas de complementação e aprimoramento das políticas sancionatórias tradicionais. Neste breve artigo, procura-se recapitular algumas dessas discussões.